homens-jogam-pólo-aquático-inicio-do-verão-dicas-para-aproveitar-o-melhor-da-estação
primar

Temporada de verão pode ser oportunidade para novas práticas no condomínio

Além de cuidados com a manutenção predial e a segurança nas piscinas, a temporada de verão pode representar novas possibilidades para o bem-estar dos moradores

Com a proximidade da temporada de verão, administradores dos condomínios “ganham” novas preocupações. São questões comuns para a época como manutenção de piscinas, a segurança das crianças e demais condôminos, revisão da infraestrutura, etc. O período pede atenção a essas responsabilidades e síndicose moradores podem deixar algumas possibilidades que geram maior conforto, economia (e até benefícios ao meio ambiente) de lado.

Sustentabilidade e preservação ambiental pode ser uma realidade em qualquer condomínio. Com práticas simples como a reutilização da água, por exemplo, é possível evitar uma situação comum no verão (principalmente em cidades como o Rio de Janeiro) que é a falta de água. Basta instalar um sistema de captação e reuso de água e aproveitar a água da chuva. Além de prática, essa técnica pode gerar uma boa economia ao condomínio.

O reaproveitamento da água da chuva é uma iniciativa bastante utilizada em indústrias e empresas, e se adapta bem em condomínios. Alguns equipamentos básicos são necessários para implementar um sistema coletor. Confira alguns itens com ótimo custo benefício:

  • Para captar a água da chuva, utilize uma bacia coletora para o telhado;
  • Grande parte das partículas contaminantes e que estão presentes na água da chuva podem ser retidas com filtros de areia;
  • Utilizando cloro, ozônio ou materiais similares, a unidade de desinfecção retira as bactérias presentes na água;
  • A água reservada deve ter um sistema de tubulação exclusivo para a reutilização;
  • Para reservar e armazenar a água da chuva, protegendo-a da sujeira e da luz solar, é fundamental o uso de uma cisterna;
  • A água armazenada pode ser utilizada para diferentes fins: a limpeza de áreas comuns e a irrigação de jardins são bons exemplos.

Além da economia e da preservação ambiental, instalar um sistema coletor pode colaborar para uma melhor interação e harmonia entre os condôminos. Uma horta comunitária – em que até mesmo as crianças podem participar –, por exemplo, pode aproveitar desse sistema para a irrigação.

Hora de revisar a manutenção predial

Outro ponto importante é evitar que manutenções condominiais (como dedetização e limpeza de caixas de gordura) sejam feitas apenas de forma reativa e emergencial. Imprevistos como esses podem representar gastos não planejados no orçamento condominial o que aumenta o estresse tanto para os gestores condominiais quanto para os condôminos.

Como nessa época do ano há um aumento de chuvas com maior incidência de raios, lembre-se de verificar o sistema de para-raios. Revise também se há necessidade de fazer a recarga dos extintores e a faça revisão das mangueiras. Para complementar a supervisão, verifique o funcionamento do sistema de alarme de incêndio e das luzes de emergência.

Em grande parte do Brasil, verão é sinônimo de piscina. E pensar em piscina é buscar soluções em segurança. Vale lembrar que no Rio de Janeiro é obrigatória a presença de um guarda vidas profissional em todas as piscinas de condomínios. Sistemas de monitoramento com câmeras também colaboram para aumentar a segurança, tanto em piscinas quanto em outras áreas de grande circulação de pessoas, como em playgrounds. E por falar em playground, como o verão também é época de férias, incentive seus filhos a utilizarem as áreas comuns do condomínio.

Por fim, um ponto sobre a circulação de visitas no condomínio. Mantenha a portaria bem informada para que possam identificar corretamente as pessoas que tem permissão para entrar em seu condomínio. Isso previne situações desagradáveis e é importantíssimo para a segurança de todos.

Aproveite o verão e boas festas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s